20 de mar. de 2023

You – A forma “incorreta” de amar!

 


Eu começo esse texto caro leitor, perguntando se existe uma forma correta de amar?

A série “You” que é a baseada no romance de 2014 de mesmo nome de Caroline Kepnes, fez me refletir sobre a forma incorreta de amar, tudo isso porque ela conta a  história de um Gerente de livraria (stalker e serial killer Joe Goldberg) que usa da desculpa do amor para manipular e cometer crimes com suas “amadas”.

No começo da série me chamou atenção a forma com que Joe decifrava suas vítimas, um estilo Sherlock que me cativa bastante.

Um homem charmoso, inteligente e que sabia como manipular e seduzir sua vítima.

Bom, aí entramos no primeiro conflito sobre a forma de amar, quem ama é capaz de fazer tudo pelo amor? Seduzir, manipular, stalkear a pessoa?? Tudo isso são formas de chegar a esse objetivo?

Eu, em minha pouca experiencia e grande busca pelo amor acredito que não, para mim ele tem que vir e acontecer de uma forma natural e espontânea, não forçada, de ambos os lados.

Não posso deixar de dizer que a série dá uma ênfase bem bacana para os livros, em uma das primeiras falas de Beck ela enfatiza:

- Isso é triste, pessoas que compram livros pela popularidade, e não porque querem ser tocadas ou transformadas.

Em outro momento Joe diz:

- Esses livros são mais vivos, e mais valiosos que a maioria das pessoas que conheço.

Ponto positivo para a série, e realmente no mundo atual os livros são pouco valorizados.

Voltando para a série, Joe vai utilizando da desculpa do amor para ir assassinando as pessoas que dificultam o seu objetivo.

Algumas das suas falas me fizeram refletir, como a seguinte:

- Este mundo é feio e crasso. As pessoas mentem e se vão, e a beleza que existe é passageira e insincera.

 Errado ele não está, nosso mundo atual é bem difícil, tudo que é ruim é mais fácil e mais gostoso, mentiras, traições e manipulações por todos os lados, são poucos que se salvam no final das contas.

Em certa parte da série, Beck trai Joe com seu psicólogo, em um momento em que tudo parecia bem, aí me vem a próxima reflexão!!

Quantas vezes isso acontecem em nossas vidas? O que é a traição e por que isso acontece? Só o homem que trai ou a mulher também trai?

Nossa quantas “questions”, vamos lá uma resposta de cada vez.

Você já ouviu falar que muitas vezes em nossas vidas entramos num ciclo vicioso? É então ele existe, mas é possível acabar com o maldito.

Conhecemos a pessoa, nos apaixonamos, namoramos, noivamos, casamos, traímos e separamos.. Rsrsrs, não estou falando por ninguém, mas muitos vão se identificar, e quando não traímos somos traídos!! Aqui se faz aqui se paga? Lei do retorno? Talvez!!!

A verdade é que depende de cada um, o mundo é muito difícil, as pessoas também, as facilidades são muitas, mas depende de cada um querer melhorar e mudar, isso é possível, a maturidade ajuda, as dores e decepções também.

Segunda resposta, a traição é falta de vergonha na cara e caráter inicialmente, mas também é muitas vezes, falta de diálogo e carinho, sempre quando ouço que alguém foi traído eu me pergunto, oque essa pessoa deixou de oferecer ao seu parceiro que levou ele a trair?

Porque a traição é falta de algo que muitas vezes somos displicentes e deixamos a desejar, pode ser falta de carinho, atenção, tempo, dialogo, sexo e muitas outras coisas, então quando você for traída (o), pense o que você poderia ter deixado faltar! Um relacionamento como tudo em nossa vidas nada mais é que troca de interesses (num próximo texto falo mais sobre).

Terceira e última resposta, sim mulheres traem, todos traem, o que no caso não é justificativa para matar ninguém, na verdade a traição no meu ponto de vista pode ser perdoada, basta para isso ter conversa e consenso. E se não der certo de continuar, cada um para seu lado e vida que segue. 

No final da primeira temporada Joe também mata sua amada, quero deixar bem claro que não concordo com essa forma incorreta de amor.

O texto está ficando longo, resolvi que irei escrever outro baseado na segunda temporada e com mais reflexões.

Espero que tenham gostado e gostem do próximo!


Autor: José Agenor Sapata


Fonte imagem: https://br.images.search.yahoo.com/search/images;_ylt=AwrhcfmH3BdkDjc7qcbz6Qt.;_ylu=Y29sbwNiZjEEcG9zAzEEdnRpZAMEc2VjA3BpdnM-?p=you+s%C3%A9rie&fr2=piv-web&type=E210BR91199G0&fr=mcafee#id=8&iurl=https%3A%2F%2Fccdiscovery.b-cdn.net%2Fwp-content%2Fuploads%2F2020%2F10%2Fyou-1.jpg&action=click

Nenhum comentário:

Postar um comentário