7 de fev. de 2015

CA de mama, uma luta a ser vencida!


Recebi um convite de minha amiga Silvia para escrever sobre o "Apoio dos Homens para com as mulheres com câncer de mama", bom sou leigo sobre o assunto, mas fui atrás de conteúdo para poder escrever.

O primeiro passo foi adentrar no grupo chamado Encontro Rosa, destinado a pessoas com Câncer de mama, lá primeira coisa que vi foi que elas chamam a doença de CA, câncer é uma palavra muito feia, por isso chamam assim, os médicos também o fazem.

Vamos aos dados e informações sobre a doença, 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença no mundo por ano, no Brasil são 52.680 novos casos por ano, e uma coisa nova que não sabia, homens também tem câncer de mama, para cada 100 casos de mulheres 1 homem terá a doença.

A doença pode ser causada por um problema em uma célula tronco, mas tem fatores que podem aumentar a chance de ter que são: obesidade, sedentarismo e ingestão de álcool.

Os tratamentos variam de acordo com as características de nódulo e podem ser por Quimioterapia, radioterapia e cirurgias.

Bom, gostaria de falar minha opinião sobre a doença, apesar de nunca ter passado por ela. Vi um pouco do sofrimento que essas pessoas passam, devem perguntar a Deus por que ter sido escolhido para tamanha provação?

Para mim é exatamente isso, uma provação de fé, teste montado pelo nosso criador, sei que não é fácil, todo dia um recomeço, todo dia uma nova batalha e todo dia um dia de esperança.

As mulheres que passam pelo CA são as verdadeiras guerreiras, verdadeiras rainhas e princesas, mulheres que se superam a cada dia, passam por dor, passam por depressão, humilhações e se perguntam por que?  Por que aguentar tudo isso? Por que não desistir? O que me mantém viva?

Eu respondo!! Porque você é um ser maravilhoso criado por Deus, e se ele te fez passar por isso é para que você cresça como pessoa, talvez tenha que dar mais valor para a vida, ao ser humano, a natureza, ou talvez apenas testar sua fé.

Porque você tem pessoas em casa que precisam de você e te amam de verdade, você tem filhos, ou um marido, você tem amigos e irmãos e eles precisam de você.

E se alguma pessoa te abandonou depois do CA é porque ela não merecia seu amor, seu carinho, todas suas qualidades e mais cedo ou mais tarde ela verá que você era muito importante.


Agora se depois de tudo isso você não conseguir e o CA for mais forte é porque Deus não resistiu a saudade e te quis ao lado dele.

Autor: José Agenor Sapata

Um comentário:

  1. Um gesto muito bonito. Uma campanha bastante nobre. Parabéns!

    Post sobre o seu livro:

    http://ymaia.blogspot.com/2015/02/como-encontrar-o-caminho-do-renascer.html

    Abraço! Sucesso!

    ResponderExcluir