22 de nov. de 2014

Cultive a sua horta.




Esses dias estava limpando minha pequena hortinha que tenho no quintal da minha casa e comecei a pensar, comecei a comparar os cuidados que tinha que ter com ela com o cuidado que temos que ter com nossas vidas, e para minha surpresa vi muitas semelhanças, as quais gostaria de compartilhar com vocês.

Primeiramente verifiquei que era de muita importância para início da minha horta a preparação da terra, isso iria influenciar e muito na qualidade dos legumes. Agora vejam em nossas vidas o meio em que vivemos, que estamos ambientalizados também é de muita importância, o local em que vivemos também ajuda a definir o rumo de nossas vidas. Se moramos em São Paulo ou em Minas, nordeste, sudeste, Brasil ou Europa. Isso tudo pode determinar uma qualidade de vida, é claro que não é regra que uma pessoa que nasça no meio da favela vá ser menos bem sucedido que uma criança que nasça na Europa, isso apenas quer dizer que o meio da segunda criança é mais favorável.

Bom continuando minha linha de raciocínio depois vem a escolha das sementes, do que plantar em sua horta. Essa requer um mínimo de conhecimento possível sobre o que são hortaliças, legumes e verduras, afim de não causar atrito entre eles, é aí que você define o que irá colher. Em nossas vidas também temos que fazer nossas escolhas dia-a-dia do que iremos plantas, se plantarmos ódio e rancor é o que iremos colher lá na frente.

Depois de plantado vem a parte do cuidado, todos os dias você terá que destinar uma parte do seu tempo para aguar, limpar e estar sempre de olho nos parasitas e predadores como os próprios pássaros. Em nossas vidas não é diferente, se deixarmos de lado uma escolha nossa, sem o carinho necessário diário, sem o cuidado e atenção para aqueles que amamos nossa vida também definhará, e aos poucos iremos morrer, também da mesma forma se regarmos de mais um amor, se sufocarmos com o nosso sol fortemente através do ciúmes também teremos fortes perdas na nossa horta.

Assim como nossas vidas na horta nada acontece de um dia para o outro, ela demora para crescer, para dar legumes saudáveis e bonitos, tudo que é fácil vai fácil, as plantas também são assim, tem seu período de maturação, e temos que ter paciência e tolerância, desistir não adianta.

Se você segue esses passos com força, resignação, determinação, com bondade e esperança sua horta tende a se tornar uma horta bonita, vistosa e saborosa, assim como nossas vidas, quando plantamos coisas boas e as cultivamos dia-a-dia com o Amor tudo tende a dar certo.

“Minha horta é tão bonita

E com amor gosto de cultivar

Espero que ela esteja sempre linda

Como minha vida irei sempre amar


Autor: José Agenor Sapata

Nenhum comentário:

Postar um comentário