10 de fev. de 2014

Nosso Lado sombra



Essa semana vi uma palestra muito interessante, ela falava sobre nosso lado sombra, exatamente isso, todos sabemos que temos nosso lado sombra correto?

Mas é claro, se não tivéssemos seriamos perfeito, só o nosso lado bom reinando plenamente sobre nós, quão gratificante seria?

É, mas não é assim, na palestra foi dito sobre os estágios do nosso lado sombra, e interessantemente me chamou atenção uma coisa que a palestrante disse.

Vamos lá, segundo a teoria dela nós costumamos projetar o nosso lado sombra nas outras pessoas, mas como assim? Bem, quando criticamos uma pessoa abertamente, pode ser um familiar, um colega de trabalho, quando temos um ciúmes excessivo ou raiva, rancor, ódio de alguém estamos projetando parte das coisas ruins que temos dentro nas outras pessoas, estamos tentando esconder algo que reside dentro da gente nos outros.

Fiquei a pensar, analisar e vi que ela tem razão, quantas e quantas vezes não descontamos nossa raiva em pessoas boas, que não tem nada contra a gente, ou quantas vezes que brigamos com nossas namoradas ou namorados por coisas mesquinhas, sentimentos ruins projetados para fora a todo momento que se formos parar para pensar são apenas uma “válvula de escape” para nossos erros.

E no final da palestra ela disse que temos que equilibrar os dois lados, o ruim com o bom, pois não somos perfeitos. Essa é a parte difícil, como equilibrar? To tentando descobrir, tem hora que damos umas pisadas na bola incríveis, só que sabemos que só podemos nivelar projetando sentimentos bons nas pessoas, como o amor, a caridade,  a ternura, a compaixão. Só somente então, apenas através desses sentimentos vamos conseguir não extirpar o lado sombra mas sim nivelar o bem e o mal.


Fórmulas mágicas não existem, o que existe é a vontade de nos melhorarmos a cada dia.

Autor: José Agenor Sapata

Nenhum comentário:

Postar um comentário