24 de out. de 2013

Egoísmo - Eu não sou um anjo.


Estava lendo um texto o qual me fez refletir, como as pessoas tratam as pessoas com tanta indiferença. Todos os dias somos maltratados pelo nosso sistema, pelas injustiças sociais e por nós mesmos. Mostramos essa tal indiferença quando não damos bom dia aos nossos vizinhos, quando não retribuímos um sorriso amigo, quando deixamos de abraçar uma criança.

Mas o que nos leva há essas atitudes?  Sentimento de superioridade? O poder? Criação? Eu não sei, mas por muitas vezes me pego pensando que quando criança queria mudar o mundo, se visse uma pessoa caída no chão ia logo socorrer, aquela velinha com as sacolas na mão ia sempre ajudar. Hoje na pressa do dia-a-dia se ver alguém caído talvez não tenha tempo de ajudar e até uma carona para um amigo é difícil de dar.

Parece que com o tempo aquele sentimento bom foi mudando, agente começa a pensar apenas na gente, um egoísmo da nossa parte.

O grande filosofo Aristóteles diz “O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios.”

Concordo, porque o Egoísmo nunca vai ser amor, deveríamos amar uns aos outros como a si mesmo, não é isso que está escrito? Só que muitas vezes não amamos nem a nós próprios, você parou para pensar sobre se amar de verdade?

Algumas atitudes provam que não como o uso abusivo de Drogas e bebidas, as imprudências da vida que geram tantos e tantos transtornos.

Também penso que se mudei para pior com o tempo eu posso mudar novamente só que agora para melhor. Todos podemos mudar, todos podemos melhorar, nosso país tem solução, nossos problema pessoais também, basta acreditar, mudar não só por dentro mas também nossas atitudes.

Ontem assistindo uma série vi o seguinte diálogo entre um anjo e uma mulher, na ocasião Deus tinha abandonado a terra, ia ficar tudo na mão dos Anjos e Demônios, só que os anjos começaram a brigar pelo poder na terra e a matarem a si próprio e aos humanos, foi quando um anjo que acreditava na salvação humana entrou em uma igreja e tinha uma mulher rezando pelo marido, quando estava saindo se iniciou o seguinte dialogo:

- Você está rezando pelo seu marido? – Anjo
- Ele está muito doente. – Mulher
- Sim. Humanos... são frágeis – Anjo
- Eu acho que é por isso que rezamos. Quando você passa por situações difíceis, às vezes precisa de algo mais forte que você. – Mulher
- Esta é uma ideia maravilhosa, mas...  – Anjo
- O que? – Mulher
- E se você descobrir que ninguém está ouvindo? Que Deus simplesmente se foi, que o céu não está mais trabalhando? O que você faria? - Anjo
- Mas isso não é possível – Mulher
- Eu acho que é completamente possível – anjo
- Você está esquecendo o principal. Não é possível porque eu tenho minha fé - Mulher
- Mas quando eu te digo a verdade.. – Anjo
- A sua verdade, não a minha. A sua falta de fé não cancela o que eu acredito. Não é assim que funciona. Sabe, eu acho que você se sentirá melhor se tentar o meu jeito. Alguém está ouvindo.- Mulher

E assim ela sai pela porta re-estabelecendo a fé do anjo. Independente de ser apenas uma série, independente de qualquer religião eu vejo um belo exemplo aqui que podemos melhorar, que podemos mudar, basta ter fé!


6 comentários:

  1. Cara, realmente. Não é a toa que Sobrenatural é uma série incrível e famosa no mundo todo. Genial. E eu não perco um episodio.

    ResponderExcluir
  2. Realmente mudamos ao longo da vida e muitas vezes pra pior. Mas esse texto maravilhoso que vc dividiu aqui tem razão, não podemos perder a fé. Alguém CERTAMENTE está ouvindo. Vamos amar mais e ponto.

    Beijos

    Juliana Lira- Reticências...
    http://www.reticenciando.com/

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Agenor, é incrível como mudamos com o tempo, nos tornamos egoístas sem ao menos percebermos. Que muitas pessoas possam refletir lendo esse texto. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, como diz minha amiga Taynara, se puder fazer 01 pessoa apenas refletir já valeu a pena.

      Excluir