24 de ago. de 2013

Imprudência


O assunto de Hoje é imprudência, já fui vítima dessa palavrinha por duas vezes, uma por culpa de um motorista e outro por minha culpa.
Não sei se a palavra culpa é o jeito certo de intitular isso, mas é uma palavra que aparece que sempre que somos imprudentes.

Quais são os fatores que influenciam? De que forma estamos sendo imprudentes?

A Wikipédia define imprudência como: comportamento de precipitação, de falta de cuidados. Analisando essa definição já temos com o que contextualizar, eu concordo que com a definição mas acrescentaria que é o ato de fazer as coisas erradas enquanto consciente, causando danos aos outros.

Muitos são os tipos de impudência praticados, um dos mais comuns é beber e dirigir, se você sai de carro ou de moto e bebe está ciente que está cometendo um ato de imprudência, quantas e quantas pessoas são vítimas dos acidentes causados pelos motoristas alcoolizados?

Vocês sabiam que a impudência no trânsito é crime?  Homicídio Culposo – Art. 302, Parágrafo Único, Inciso I do Código de Trânsito- Atropelamento –Imprudência Manifesta.

 Falta de manutenção também é um ato de imprudência, sair com o veículo em situação irregular também é um ato de imprudência, um pneu careca, um farol quebrado, também pode acarretar em um acidente.
Quase 90% dos acidentes envolvendo motocicletas são resultado da imprudência dos condutores, aponta pesquisa divulgada pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. "A principal causa é o comportamento, a falta de percepção de risco. "

Também há os tipos de imprudência cometida que nem percebemos, como andar a pé no meio da rua (não literalmente, geralmente o pessoal costuma andar do lado da calçada), a imprudência não vem só dos motoristas, mas muitas vezes dos pedestres, atravessando a rua fora da faixa, com o farol verde e outras coisas mais.

Temos que pensar muito bem antes de cometer esses atos citados acima, não estamos colocando em risco somente nossas vidas, mas as vidas de outras pessoas, famílias inteiras já foram devastadas por causa desse ato, as conseqüências são graves e as sequelas também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário