22 de mai. de 2013

Vendedor de Sonhos


Vender Sonhos em uma sociedade tomada pelo caos, pela globalização, pela maldade, onde as pessoas pensam em passar por cima dos outros para conseguir dinheiro, fama e vitória não é nada fácil nos dias de hoje.

Mas eu conheço alguém capaz disso e que usa o livro como grande ferramenta para mudar o pensamento de todos nós, Augusto Cury! Esse médico, psiquiatra e escritor que tenta semear a ideia de uma sociedade melhor.

Tive o grande prazer de ir em uma palestra dele onde maior prazer ainda tive de lhe fazer uma pergunta diante do auditório, para que entendam, nos livros O Vendedor de Sonhos ele cria um personagem o qual através de suas ideias e pensamentos tenta mudar essa sociedade capitalista, consumista e globalizada, esse personagem larga o dinheiro, a fama e poder depois de sofre uma grande perda a qual todo seu dinheiro não pode reparar. Fiz a seguinte pergunta para o Augusto Cury: 

-Você teria coragem de fazer tudo que seu personagem principal fez para modificar a sociedade? Largar todo seu dinheiro, poder e fama e correr como um anônimo em busca de um mundo melhor?

A resposta foi um sorriso e de imediato disse:

- De alguma forma eu já vendo sonhos, e através dos meus livros tenho uma capacidade de alcance maior que teria se saísse pelas ruas.

Simplesmente fantástico esse homem, acredita em uma sociedade melhor, no amor entre as pessoas, na simplicidade das coisas e em um mundo melhor.

Aqui algumas de suas frases que admiro muito:

“Quem ama o poder não é digno dele. Certamente o usará para controlar as pessoas e se perpetuar nele.”

“Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.”

“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.”

“As grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes.”

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.”

“Os fracos julgam, os fortes compreendem. Os fracos são rígidos, os fortes são tolerantes.”

E ele tem um arsenal de frases muito boas, essas são apenas algumas.

Espero que um dia as pessoas possam não só ler seus livros, mas também mudar sua forma de pensar, de agir e de viver.


Espero poder um dia poder vender sonhos de amor, de alegria e de esperança como faz essa grande pessoa que é Augusto Cury!

Autor: José Agenor Sapata

7 comentários:

  1. Poxa, bacana! Eu nunca li nenhuma obra dele, mas sei que minha mãe tem um livro, vou desenterra-lo para ver o que acho, gosto de livros com ideias.

    ResponderExcluir
  2. Opa, é essa a ideia mesmo, que as pessoas possam ler um pouquinho desse autor, aposto que vai gostar.

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Cury, mas quero muito! Dizem ser um autor muito bom,né?
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  4. Paloma você que é uma leitora nata deveria experimentar,acredito que irá gostar!

    ResponderExcluir
  5. Por acaso estava pesquisando na net sobre a cidade de Extrema e me deparei com o seu blog e achei mto bacana. Realmente Cury e um excelente médico e um ótimo escritor. Mas, não sei se vc conhece, tbm existe outros psiquiatras escritores como Brian Weiss, que nossa, é perfeito, espero q vc goste da dica.
    Abraços,
    M.H.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mary, muito obrigado e que bom que achou meu blog, vou ler sobre o Brian, espero que tenha gostado do blog e passe a seguir.

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo "O Colecionador de Lágrimas " ,livro sensacional .Augusto Cury é sem dúvida um grande homem ,suas obras são cheias de aprendizados e reflexões para a vida .Espero um dia conhecê-lo .
    Beijos.

    http://poemadecadadia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir